sábado, abril 07, 2012

Augustus Nicodemus Lopes

A Ressurreição - Esboço Homilético de 1Coríntios 15

Para os que vão pregar amanhã sobre a ressurreição de Jesus e suas implicações segue um esboço homilético de 1Coríntios 15, o capítulo mais detalhado e extenso sobre o tema.


A Ressurreição
Uma Análise Sintética de 1Coríntios 15

Augustus Nicodemus Lopes

 

I - INTRODUÇÃO

1.     A ressurreição é o fato fundamental do Cristianismo.

2.     Várias explicações dadas pelos que a negam:

3.     Túmulo errado (Jesus está sepultado noutro local)

4.     Discípulos roubaram o corpo e inventaram

5.     Jesus não havia realmente morrido e fugiu

6.     A idéia de que mortos ressuscitam sempre encontrou adversários e inimigos

 

II - O PROBLEMA EM CORINTO

1.     Havia alguns na igreja de Corinto que afirmavam não haver ressurreição de mortos, e por implicação, negavam a ressurreição de Cristo, 15.12;

2.     Este falso ensino já estava contaminando alguns da Igreja, 15.33;

3.     Os defensores desta idéia questionavam aspectos da ressurreição dos mortos, 15.35;

4.     Paulo os considera como estando em pecado e não terem o verdadeiro conhecimento de Deus, 15.34.

 

III - A ARGUMENTAÇÃO DE PAULO

1.     A ressurreição é um fato provado, 15.1-13

2.     Negá-la traz terríveis conseqüências, 15.14-19

3.     Por que a ressurreição demora, 15.20-28

4.     Exortações severas contra incrédulos, 15.29-34

5.     Respostas sobre o corpo ressurreto, 15.35-49.

6.     O caso dos vivos na vinda de Cristo, 15.50-57

7.     Aplicação, 15.58


IV - A RESSURREIÇÃO DE CRISTO COMO FATO PROVADO E ESTABELECIDO

1.     A importância de nos mantermos firmes no ensino apostólico, 15.1-2;

2.     O testemunho das Escrituras do Antigo Testamento, 15.3-4;

3.     O testemunho dos apóstolos e de outros que viram Cristo ressurreto, 15.5-7;

4.     O testemunho de Paulo, 15.8-11;

5.     Negar a ressurreição dos mortos é negar a de Cristo, 15.12-13.

 

V - IMPLICAÇÕES DE SE NEGAR A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS E DE CRISTO

1.     Esvazia a pregação apostólica e a , 15.14;

2.     Torna os apóstolos em falsas testemunhas e perjuros, 15.15-16;

3.     Os crentes ainda terão de pagar por seus pecados, 15.17;

4.     Os crentes que morreram, na verdade, pereceram no inferno, 15.18;

5.     Somos os mais infelizes de todos, 15.19.

 

VI - POR QUE A RESSURREIÇÃO DEMORA?

1.     A certeza da ressurreição de Cristo, 15.20a;

2.     As “primícias” e o segundo Adão, 15.20-23;

3.     Os demais ressurgirão na vinda de Cristo, ao fim de sua obra, 15.23-24;

4.     A causa da demora: ele já reina, mas ainda restam alguns inimigos a serem colocados debaixo de seus pés, 15.25-26;

5.     Tudo está sujeito à vontade do Pai, 15.27-28.


VII - EXORTAÇÕES SEVERAS CONTRA OS CORÍNTIOS

1.     Os heréticos estão mais corretos! 15.29;

2.     Se mortos não ressuscitam, só nos resta nessa vida comer e beber! 15.30-32;

3.     Cuidado com as más companhias, 15.33;

4.     Retornem à sobriedade – não crer na ressurreição de mortos é não conhecer a Deus, 15.34.


VIII - RESPOSTAS SOBRE O CORPO DA RESSURREIÇÃO

1.     A pergunta dos incrédulos, 15.35;

2.     A natureza do corpo ressurreto, 15.35-49:

3.     O sepultamento como semeadura, 36-37

4.     Existe diferença de carne e corpos, 38-41

5.     Comparação  com o corpo futuro, 42-44

6.     Cristo, o último Adão e o segundo homem, 15.45-49


IX - A TRANSFORMAÇÃO DOS VIVOS NA VINDA DO SENHOR

1.     E os que estiverem vivos por ocasião da ressurreição dos mortos? 15.50

2.     Trata-se de um “mistério” que Paulo recebeu do Senhor e que agora revela, 15.51.

3.     Os vivos serão “transformados” na vinda do Senhor, 15.51-52;

4.     A necessidade para isso, 15.53

5.     Representará a vitória final sobre a morte, 15.54-56

 

CONCLUSÃO

Diante da realidade da ressurreição e da glória que nos espera, Paulo encoraja os coríntios a continuarem firmes na obra do Senhor. Ela não é , pois haverá ressurreição de mortos! 15.58.

Augustus Nicodemus Lopes

Postado por Augustus Nicodemus Lopes.

Sobre os autores:

Dr. Augustus Nicodemus (@augustuslopes) é atualmentepastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana doBrasil e presidente da Junta de Educação Teológica da IPB.

O Prof. Solano Portela prega e ensina na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, onde tem uma classe dominical, que aborda as doutrinas contidas na Confissão de Fé de Westminster.

O Dr. Mauro Meister (@mfmeister) iniciou a plantação daIgreja Presbiteriana da Barra Funda.

14 comentários

comentários
Casal 20
AUTOR
7/4/12 21:58 delete

Benção de compartilhar!

Abraços sempre afetuosos.

Fábio.

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8/4/12 12:46 delete

Amado Augusto,
é a primeira vez que posto aqui, tenho sido um assiduo leitor, inclusivo do seu livro O que estão fazendo com a igreja.
Excelente ensino. juntaria este texto com o anterior, verdade e mitos sobre a pascoa.
Entretanto, precisamos atentar-nos que, páscoa é a MORTE de Jesus. prefigurada no cordeiro pascoal de Ex 12. e que fomos salvos pelo seu sacrificio e não pela ressurreição.
Quando ceiamos, utilizamos o texto I Co 11 e, aprendemos o sentido dela, especificamente o verso 26, para anunciar a sua morte até que ele venha. Sim, cremos na ressurreição.
Estamos aprendendo com o Senhor a não termos uma alma católica.

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8/4/12 13:06 delete

Obrigado, Rev. Augustus Nicodemus! Suas mensagens tem sido de grande edificação para o povo de Deus. A Ressurreição é um milagre por excelência, e é nela que devemos crer para que a verdadeira Páscoa seja de fato importante para nós. Forte abraço em Cristo.

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Thyago
AUTOR
8/4/12 16:04 delete

Olá Dr. Augustus Nicodemus! Excelente esboço! E, como sempre, ótimo post!

O interessante é que escolhi exatamente este texto para pregar hoje à noite! Na verdade nos versos 14 a 19. E os pontos são idênticos. Aliás, seria 100% se não fosse o fato de que dediquei um ponto para falar da implicação na pregação apostólica e um outro ponto acerca da implicação na fé cristã. E vejo que o irmão os põe juntos.

Quanto ao mais desejo ao senhor e a todos um ótimo e abençoado Domingo debaixo da exultante pregação expositiva da Palavra de Deus e da pregação simbólica através dos santos sacramentos! Que esta Palavra pregada e simbolizada nos alimente, nos fortaleça, nos encoraje, nos corrija, nos repreenda, nos console, nos admoeste, nos instrua, nos anime e nos faça crescer na coisa mais sublime que existe: no verdadeiro conhecimento de Deus na Pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor!

Aos que estarão pregando desejo toda unção e capacitação do Espírito Santo para tamanha obra consagrada, nobre e celestial. Preguemos e tão somente preguemos e Deus fará sua obra, a REFORMA em nosso país.

Hoje é Domingo! Por isso, louvemos o Cordeiro Pascal que foi morto, mas ressurgiu vitorioso dentre os mortos num Domingo de Páscoa! Preguemos e ouçamos essas boas-novas, que pelo poder do Espírito Santo vencerá muitos corações!

“Vicit Agnus noster. Eum Sequamur”

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claudinei
AUTOR
8/4/12 18:31 delete

só agora vi o esboço. Vou utilizá-lo domingo que vem na EScola Dominincal. rs
Abraço
Claudinei

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9/4/12 07:48 delete

Reverendo, você tem o costume de fazer esboço para todos os seus sermões?

Abraços
Renato

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9/4/12 13:12 delete

Renato,

Na maioria das vezes, sim, a não ser quando prego de improviso. Nestes casos, procuro seguir o esboço natural do texto, quando dá.

Abs.

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9/4/12 13:16 delete

Grato pela resposta reverendo, perguntei isso pois nos sermões que o vi pregando ficou bem natural a ponto de não parecer que há esboço.

Abraços
Renato

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9/4/12 16:05 delete

Paz de Cristo

fui convidado para ministrar uma aula sobre homilética em uma conferencia de obreiros na cidade de criciuma-sc,

Depois de aceitar o convite,fui imediatamente rever bibliografias sobre o tema,e durante o processo de pesquisa fui constatando claramente a partir de uma visão crítica da história da pregação cristã,uma linha descendente a partir do velho testamento até os dias de hoje sobre o tema.

posso dizer sem sobra de duvidas que vivemos uma crise sem precedente na natureza da pregação crista e seus fundamentos.

um fato interessante nisso tudo é que quando estava elaborando o tópico pregação textual expositiva, fiquei ainda mais chocado por perceber que hoje é raríssimo ver pregações desta natureza na maioria dos púlpitos ,procurei procurei por um modelo que pudesse apresentar na conferencia foi raros o que encontrei pasme.

foi então por ocasião da páscoa qual foi a minha surpresa quando fui dar uma olhada nas pérolas que são divulgadas neste blog

lá estava um maravilhoso sermão expositivo de coríntios 15 vindo da mente e do coração e por fim destilado pela pena do rev Augustus

eu realmente lovei muita a Deus por esse presente e desde já peço sua autorização para usar como exemplo neste final de semana com a devida menção de sua autoria.

Que Deus continue usando todos que se entregaram a tão nobre tarefa de cooperadores do reino de Deus.

um abraço

OBS ; Pastor faço um pedido de quem mora tão longe dos centro deste pais onde tudo acontece por favor disponibilize os videos e palestras das ultimas conferencia do mackenzie por favor

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10/4/12 10:33 delete

Correndo o risco de ser criticado...

Gostaria de dizer que não sou contra usar um esboço homilético de outro irmão, ainda mais no caso de alguém tão capacitado como o Dr. Augustus. Eu sou pastor e também professor, por isso, luto muito para conseguir estudar o texto do sermão com alguma profundidade. Aconteceu algumas vezes, não nego, de estudar "em cima da hora" e pregar um sermão praticamente copiado. Sempre que isto aconteceu fiquei mal e orei para mudar. Portanto, gostei muito do esboço postado, mas espero que tenha ajudado aqueles que já estudaram o texto. Um sermão preparado um dia antes (data do post) é difícil de ser bem assimilado pelo pregador. Esta opinião foi bem aceita por mim depois de ler Pregação e pregadores (Lloyd-Jones) e o perfil do pregador (John Stott).

Obs.: Essas pedras também me atingem.

Antonio Carlos

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guinho
AUTOR
11/4/12 11:35 delete

ola, gosto muito de escuta-lo, e tambem procuro aprender cada vez mais sobre a teologia reformada, entao:
uma pergunta me surge quando falamos no periodo de morte e ressureiçao, no credo dos apostolos, dizem crer que Cristo desceu ao inferno, e lendo calvino , ele compara ao momento do sepultamento, onde cristo recebe toda justiça, como voce se posicionaria, com essa colocaçao, do credo dos apostolos?

adriano costa
www.respirandodeus.blogspot.com

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Kairós
AUTOR
12/4/12 09:12 delete

Rev. Augustus,

Em um momento que pouco falta para o STF liberar o aborto em caso de Bebês anencéfalos - visto a votação já estar 5 x 1 - seria de extrema relevância pra nós evangélicos conhecer um pouco mais sobre o assunto dentro de uma perspectiva bíblico-teológica.
Seria oportuno se o prezado irmão desanuviasse nossa visão com um post sobre o assunto, após um bombardeio de argumentos usados pelos cinco ministros a favor da liberação do aborto em tais casos.

Grato!

Cleiton Tenório
São Sebastião - Litoral Norte de São Paulo

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12/4/12 13:28 delete

Caro Reverendo,

Na grande maioria das vezes que vejo pregações suas sempre vejo em forma expositiva. Pergunto, qual a dica que o senhor daria para pregações temáticas? Não sou muito experiente nessa área, pois ainda estou iniciando meus estudos teológicos e penso que é mais simples.

Seria a pregação com os três pontos?


Sds,


Elivando Mesquita.

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19/4/12 08:46 delete

Prezado Dr. Augustus,
Coincidentemente, antes mesmo de ler este seu post, movido pela data que também o moveu a postar este belo esboço, li o mesmo texto - não todo - do qual extraí a mensagem para a aludida data.
Embora conheça (não completamente) o assunto tratado, confesso que não sou sabedor de todas as verdades implícitas neste assunto, e por isso me ocorreu uma dúvida que gostaria, se possível, me elucidasse.
Porque carne e sangue não podem herdar o reino dos céus (15:50), transformados seremos todos juntamente com aqueles que ressuscitarão em Cristo (15:52). Há esta necessidade de transformação para que possamos adentrar o Reino, visto que o material e carnal seria fulminado pela glória de Deus. Acredito que seja assim para os que estão em Cristo, tanto para os que dormem quanto para os que estiverem vivos.
A minha dúvida é a seguinte: Se nós (salvos) para adentrarmos o celestial precisaremos ser transformados, os que morreram sem Jesus e os que serão lançados no lago de fogo que foi preparado para o diabo e seus anjos, eles também serão transformados? Em meu parco entendimento penso que sim pois o lago de fogo foi preparado para uma hoste espiritual; e o homem não salvo, ressurreto ou não, deverá ser transformado também mesmo que para ser enviado ao inferno de fogo.
Se estou certo, me ajude a me orientar com base na Palavra. Se estou errado, me ajude também na Palavra.
Ficarei muito agradecido!

Att,

José Francisco da Silva

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